<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 31, 2003

Mensagem de Ano Novo:

Para os meus Amigos:

Que Deus lhes dê a sabedoria necessária a toda a felicidade. O dom da alegria, da justiça, da bondade e a capacidade de partilhar com todos o prazer de estar vivo, em paz e de descobrir, em conjunto com os seus, as coisas maravilhosas do Universo inteiro.

Para os meus inimigos:

Que Deus lhes perdoe a inveja, a ambição desmedida, a sede de poder, a fraqueza com que pisam os outros para atingirem os seus objectivos pessoais, a cegueira que transportam consigo, a maneira como se põem em bicos de pés para darem nas vistas. Que Deus lhes dê forças, para se encontrarem como homens e aprenderem a colocar-se ao serviço dos outros. Que recebam o dom da humildade e todas as alegrias que souberem merecer.

Para todos os seres humanos:

Que o novo ano, seja o ano onde aconteça tudo o que hoje nos parece impossível: a paz, a felicidade, a saúde, a concretização de muitos sonhos, a ponte, a estrada, a electricidade, a água, a casa, o trabalho ou o emprego, a serenidade, a escola, a possibilidade de estarmos todos juntos a contemplar, também, o Universo inteiro.

quinta-feira, dezembro 25, 2003

É Noite de Natal. Estou em casa, de mesa posta, de prendas abertas, de árvore de Natal com verdes vermelhos e dourados, mais o velho presépio que ficou de uma infância feliz. É a noite das saudades, das recordações dos que partiram, da lembrança de muitos Natais diferentes, conforme as circunstâncias da vida. É também a noite dos sonhos, dos votos de felicidades, dos desejos de tudo bom para todos e de um olhar novos horizontes com um futuro melhor. É Noite de Natal. Em todo o Universo, espero sinceramente que a paz se estabeleça e que todas as crianças possam viver na alegria, como é seu direito. Feliz Natal para todos.

domingo, dezembro 21, 2003

Habituado a viver numa cidade com, julgo eu, cerca de cinco milhões de pessoas, estranhei Cascais. Hoje de manhã, encontrava-se muito pouca gente. Segundo informações de diversas fontes insuspeitas, as pessoas refugiam-se nos grandes Centros Comerciais. O comércio tradicional vai de falência em falência. Portugal está assim. A precisar de uma grande volta. Ou, reviravolta. Ou, revolta.

sexta-feira, dezembro 19, 2003

Estou muito feliz. Estou de férias em Portugal. Deus é grande, gordo e justo. Vou passar cá o Natal e o Ano Novo, se Deus quiser. Luanda ficou, de repente muito longe mas também fica à distância de uma saudade grande. Até breve. Um feliz Natal para todos e um Ano Novo cheio do melhor que existe, para o que espero poder contribuir também.

terça-feira, dezembro 16, 2003

Vi, ontem, uma notícia na RTPi sobre brinquedos encontrados à venda, sem estarem dentro das normas comunitárias e que portanto poderiam ser perigosos para as crianças. Estavam assim a ser recolhidos pelos inspectores, que os colocavam em grandes caixas de cartão.
Até aí, tudo me pareceu correcto. Só que o jornalista acrescentou, que o provável destino desses mesmos brinquedos, seriam várias instituições de solidariedade social. Como? Será que ouvi bem?!

segunda-feira, dezembro 15, 2003

Um homem é um homem. Um anjo é um anjo. Um homem não tem asas, tem cérebro e coração em vez de. Um anjo transporta-se para qualquer lugar do mundo. Mas um homem também pode, se quiser, ganhar as asas de um anjo.
Este post é de 14 de Dezembro.

Parabéns, meu amor.

Neste dia do teu aniversário, em que circunstâncias diversas fazem com que estejamos físicamente separados, envio-te desta Angola, um pouco de sol quente, uma flôr ardente, uma vontade imensa de estar contigo e a esperança de estarmos juntos brevemente. Um grande beijo e um abraço apertado.

quinta-feira, dezembro 11, 2003

Receita para fazer um homem ou mulher do Norte de Portugal ( ou os dois, ao mesmo tempo ) a milhares de quilómetros de distância.

Ingredientes:

1 homem do Norte
1 mulher do Norte
Várias ( sem medida certa ) toneladas de amor
Muita capacidade para estarem juntos
Férias combinadas e devidamente doseadas
1 Harley-Davidson
2 fatias de bolo de bolacha
Sonhos q.b.
Quotas pagas ao F.C.P. e simpatia, á borla, pelo Sporting de Braga
Alguma desorganização, no planeamento familiar.

Execução:

Misturam-se num shaker, o homem do Norte e a mulher do Norte com as muitas toneladas de amor.

Misturam-se a capacidade de estar juntos, com as férias combinadas e chocalha-se tudo numa Harley-Davidson, devidamente preparada.

Juntam-se as fatias do bolo de bolacha, aos sonhos q.b. e mistura-se tudo num recipiente apropriado.

Numa vasilha á  parte, associam-se as quotas do F.C.P. e a simpatia pelo Braga com alguma desorganização no planeamento familiar.

Vai tudo a lume brando e tranquilo, durante nove meses, servindo-se a seguir numa travessa de felicidade.

Parabéns amigos Gabriela e Nelson. Que sejam todos, muito felizes.



terça-feira, dezembro 09, 2003

Como será " O Pensador " com asas?
Como se pode provocar um país, até que acorde. E voe. E seja livre, para que tenha a infinita capacidade de voar. Sózinho. Com o resto do mundo a olhar para ele
e a dizer:
- Ali vai Angola, onde todos podem ainda ser felizes. Porque os imbondeiros nos afagam com carícias de sabedoria. E o espaço todo, conta maravilhas seculares sobre dôres que podem ser ultrapassadas.
Como se ensina a um " mais velho ", que pousa os cotovelos nos joelhos, a arrancá-los dali, a abrir os braços e as asas e deixar-se navegar sobre uma terra imensa e vermelha, sem deixar de continuar serenamente a pensar?

segunda-feira, dezembro 08, 2003

Ultimato a Portugal
Atenção. Têm 10 ( dez dias ) para acabar com a chuva e deixar o céu limpo e muito frio. Adoro o Natal assim. Com muito sol e muito frio. Férias, são férias. Nada de chuva, por favor.

sábado, dezembro 06, 2003

Não se pode viver sem energia eléctrica. Toda a gente sabe. Mas quando falta, toda a gente reclama, toda a gente se enerva, toda a gente entra em stress. Eu, que tenho um pouco de "feiticeiro", comprei umas velinhas no supermercado. Problema resolvido, fiquei com velas para a próxima.

sexta-feira, dezembro 05, 2003

Vi agora na RTP um programa denominado "Concelhos", sobre Freixo de Espada à Cinta. Descobri que ali, se criam Bichos da Seda e se produz seda. Lembrei-me do meu avô paterno. Ele, também criava Bichos da Seda. Não, com os mesmos objectivos do povo de Freixo de Espada à Cinta, mas porque gostava de os observar, efectuar cruzamentos e talvez maravilhar-me, despertando-me para os mistérios da vida e da genética. Lembro-me, muito bem, dos tabuleiros onde guardava os bichos ( talvez uns cinquenta tabuleiros ), no sotão de sua casa.
Havia bichos às riscas, tipo zebra. Às pintas, tipo leopardo. E mistos, já resultantes dos cruzamentos que efectuava. E alguns, com desenhos magní­ficos que não consigo descrever, face á  distância.
Tenho, muitas vezes na vida, sentido saudades desse meu avô. Também vou escrever neste blog, muitos posts sobre ele. De certeza. O que significa que, daí,­ pode nascer um livro. Se a vida de um homem, pode caber num livro.

quinta-feira, dezembro 04, 2003

Árvores e plantas que dão flores. Magníficas. De muitas e variadas côres e tons. Vermelhas. Rosas. Laranjas. Amarelas. Até brancas. Todas preenchem o espaço envolvente do meu local de trabalho. Nunca me tinha acontecido isto. Tudo por causa do provável amor que os jardineiros transportam para a sua impressionante missão. Como se fossem poetas, ou pintores.
Hoje, uma borboleta, daquelas que só podem existir em África, passou por ali. Trazia nas asas tons castanhos, dourados, negros e brancos. Lindíssima. Esvoaçou entre as flores a transformar a paisagem. Depois, partiu. Leve. Como o vento, que a levou.

quarta-feira, dezembro 03, 2003

Este blog inicia hoje o seu terceiro mês de vida. Sim, também completa dois meses de existência, mas prefiro sempre começar qualquer coisa do que dar outra por terminada ( só as etapas terminam ). Exactamente como todos nós, que de fracção de segundo em fracção de segundo, nos renovamos permanentemente. É preciso viver com a esperança de que tudo pode, sempre, vir a ser melhor.
Leio no "Jornal de Angola":
Miguel Cafiteiro "Xeroque", lavador de carros no embarcadouro da Ilha do Mussulo, foi morto quando surpreendido a entoar uma música "rap". A letra da música ironizava um país onde " há mais armas do que bonecas ". Foi morto por militares, que já se encontram presos e a aguardar julgamento.

segunda-feira, dezembro 01, 2003

Ouvi, na rádio, uma senhora seropositiva e bastante esclarecida afirmar, que conhece pessoas, também seropositivas, que estão convencidas de que se tiverem relações sexuais com pessoas não portadoras, lhes passam o vírus e ficam curadas e livres.
A ignorância é, de facto, o maior drama do nosso mundo.
A ausência de informação responsável, a causa maior desse drama. Maior.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?