<$BlogRSDUrl$>

domingo, fevereiro 29, 2004

Uma arreliadora virose de origem africana, afastou-me do computador e deste blog durante uma semana. Julgo estar pronto para regressar a esta colina cada vez mais azul e continuar a observar o mundo, de aqui e de ali, com todos os meus sentidos. Volto já!

sábado, fevereiro 21, 2004

A Alma e a Gente

Gosto de ver o Prof. José Hermano Saraiva e os seus programas. Apesar de não ter gostado dele, quando há muitos anos foi Ministro da Educação. Considero que é um excelente comunicador.
Hoje, não gostei do programa. Disse na abertura que ia falar dos Dantas e dos anti- Dantas. Falou vinte minutos sobre o Dantas e cinco minutos da geração do Orpheu. Pim!
Insólito nos E.U.A.

Duas normalíssimas vacas, foram abatidas e ali ficaram, na berma de uma estrada nos Estados Unidos da América. Um zeloso polícia, confundiu-as com veículos mal estacionados e colocou-lhes uma braçadeira numa das patas, como ameaça para posterior multa. Mais tarde o polícia desculpou-se, afirmando que pensou que as vacas estavam a dormir.
Moral:
Nos E.U.A. , nunca adormeças na berma da estrada, nem te deixes abater nesse local.
( Visto, hoje, nas Televisões )

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Hoje, depois de ouvir as notícias, não me apetece escrever nada. É grave o que ouvi. em várias. Tudo espremido, fica o políticamente correcto, o vazio, a lavagem de imagem de alguém. Que culpa têm as crianças, de terem estes adultos que não merecem.

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Sr. Primeiro Ministro, Dr. Durão Barroso:

Acabo de saber, que o seu homólogo italiano, Sílvio Berlusconi, defende a tese de que quando os impostos são injustos, não devem ser totalmente pagos. Quando os impostos são acima dos 50%, deve haver fuga. Legítima. Espero que o senhor, siga os conselhos dos seus mais velhos. Se fosse aqui, em África, onde a palavra dos mais velhos é escutada, era trigo limpo. E um alívio.
É extraordinário. Aínda ontem escrevia sobre o meu " problemazinho ", por não ter TV por cabo no centro de Cascais. E não é, que hoje, recebo notícias de Portugal, a garantirem-me que a TV Cabo e a Câmara Municipal de Cascais, finalmente chegaram a acordo. Foram só, mais ou menos dez anos.

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Angola, Luanda, Fevereiro de 2004

Estou a ver a Sic Notícias. O importante disto é que em Portugal, em minha casa, não o posso fazer. Moro em Cascais, na zona histórica. Aí, ninguém pode ter TV por cabo. Ao contrário de Évora, Óbidos e outras terras com centros históricos bem importantes, que se libertaram da paisagem das espinhosas antenas de televisão. Onde há ruas com pedras, em Cascais, não pode haver TV por cabo. Não consigo perceber este mistério. Por enquanto.

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

" O pessimismo vivido em Portugal, é deslocado e sem fundamento "

Finalmente, o sedativo que eu precisava, oferecido pelo Dr. Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal. Apesar das núvens. Que alívio.
Depois de ter escrito o último post, fiquei a pensar.
Mas o que é que vocês, têm a ver com isto?
A vida à distância, é por vezes muito difícil. Problemas ali, quando estamos aqui, são muito stressantes. Talvez a solução seja dormir. Tentar dormir, o que nem sempre é possível.

domingo, fevereiro 15, 2004

Dia dos namorados

Luanda esteve ontem em festa. Namora-se muito por aqui. Todos os restaurantes da cidade esgotaram. Todos os restaurantes colocaram flôres nas mesas.
Hoje de manhã, fui como de costume beber um café à pizzaria que fica no rés do chão do meu prédio. A empregada que retirava as flôres das mesas, ofereceu-me simpáticamente uma rosa.

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Oração

Obrigado Senhor, pelo dom da visão, que nos permite ver as coisas maravilhosas que existem no mundo.
Obrigado Senhor, por nos dares a capacidade de perceber a magnitude das montanhas, a beleza de todas as côres, o silêncio dos vales e planícies, o azul sereno do céu, a dimensão infinita do mar e a organizada confusão das cidades onde nos atropelamos e tentamos sobreviver.
Obrigado Senhor, por permitires a todos nós , termos a capacidade de evitar o enorme desastre que seria destruir-nos uns aos outros, se esse dom nos fosse retirado.
Obrigado Senhor, por esse dom sublime, seja qual fôr a nossa dimensão.
Obrigado Senhor, por nos permitires ver o rosto dos que gostam de nós.
Obrigado Senhor, por nos permitires ver o rosto e a expressão de quem gostamos.

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

O acelerador de salários e o redutor de impostos

Ouvi nas notícias, que alguns táxistas portugueses tinham aplicado nos seus táxis, um aparelho que aumentava o valor das contas que o cliente teria de pagar.
Estou neste momento a trabalhar, em dois novos sistemas, que me irão permitir uma reforma milionária. O primeiro, vou chamar-lhe " O acelerador de salários ", que terá como principal atractivo o aumento do salário de qualquer cidadão em 20% todos os meses, incluíndo o 13º mês e o subsídio de férias. O segundo, será baptizado de " Redutor de impostos ", que permitirá também a qualquer cidadão, pagar menos 20% de impostos todos os anos. Se o conseguir, pois se alguns táxistas conseguiram, acham que me devo candidatar a algum cargo político? O pior, é se a Drª Manuela Ferreira Leite descobre o inventor.

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Guerra Norte/Sul. Portugal às vezes cansa. O Porto declara guerra a Lisboa. O Sr. Pinto da Costa incendeia os adeptos. Os outros presidentes dos clubes de Lisboa, ainda vão na conversa, e fazem o mesmo. Isto só é possível num país que não tem guerra a sério, internamente, há muitos anos. Um país que tem muitos problemas para resolver. Muito mais sérios. Muito mais graves. Deixem o futebol acontecer. Deixem o futebol, ser um espectáculo de que o povo gosta.

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Acabo de saber agora pela RTPi. A tartaruga gigante que deu à costa no Algarve, morreu por falta de assistência. Deu à costa num Domingo, o que em Portugal é muito arriscado. Neste país, á beira-mar plantado, nunca se deve recorrer às urgências num Domingo.
Nesta colina o vento é mais azul, o tempo é mais ameno, o sol brilha sempre. Por mais que o seu autor esteja preocupado. O mundo avança. As pessoas continuam a surpreender-me. Pela positiva. Que é o que interessa. Cada vez mais as pessoas me espantam com as suas decisões, quando questionadas e escutadas. Os jovens angolanos que vou encontrando, com mais formação académica e profissional, enfrentam as suas próprias raízes culturais e afirmam querer ter um, dois o máximo três filhos face às dificuldades do tempo que atravessam. Os africanos mais velhos que tenho conhecido, têm sete, dez, quatorze ou até dezoito filhos. É sobretudo um problema cultural. O conceito de família, em África, é muito diferente do da nossa Europa.

domingo, fevereiro 08, 2004

O que fazer com estes desafios

Os verbos no infinito, deste momento da minha vida:

Analisar, pesar, ponderar, negociar, avaliar, arriscar, manter, aceitar, rejeitar, construir, desenvolver, ser.
É muito bom saber que não estamos sózinhos no mundo. E muito gratificante saber que podemos contribuir para a mudança.

sexta-feira, fevereiro 06, 2004

A menina de cristal

( para a minha amiga Juma, de sete anos de idade )


A menina de cristal
de olhos grandes, inquietos,
muito escuros, transparentes,
profundos, livres, despertos,
conversava com as plantas
que habitavam o jardim
e não dizia a ninguém
o teor dessas conversas,
fosse qual fosse o assunto
dessas histórias bem diversas.
A menina de cristal
de côr castanho gazela,
lá vai agarrando o mundo,
sem o mundo dar por ela.
A menina de cristal
que cresce entre as borboletas,
vai abraçando os silêncios,
vai aprendendo o caminho,
vai ensinando os poetas,
a andarem devagarinho.
A menina de cristal,
submissa de aparência,
vai pôr um ponto final,
neste poema de urgência.

terça-feira, fevereiro 03, 2004

Pronto. O meu blog faz quatro meses, já estou totalmente identificado e já posso receber correio.
Isto só foi possível graças a um amigo, que percebe mais disto a dormir, do que eu acordado. Só que ele, que também tem um blog, que não digo qual é, parou de escrever o seu blog há alguns meses. É o mistério do blog adormecido. Mas ficou-nos a dever uma história que nos prometeu. Espero, sinceramente, que volte em breve, porque pelo que eu sei dele, é um homem que cumpre sempre as promessas que faz.

domingo, fevereiro 01, 2004

A Comissão que actualmente gere Luanda, já está a actuar em força. Disciplinar a cidade é o objectivo. Já chamam ao General Higino Carneiro, Presidente da Comissão e Ministro das Obras Públicas, o " Demolidor ". Pode confirmar em www.ebonet.net. Já agora aproveite e veja muito mais coisas sobre Angola.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?