<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, abril 29, 2004

Estou aqui, de mão dada, a olhar as estrelas
Estou aqui, de certeza, a olhar o futuro
Estou aqui, com a esperança toda carregada
Estou aqui, porque não posso estar ao mesmo tempo noutro lado
e acredito que o homem pode fazer coisas, que alguns dizem ser impossíveis
como, por exemplo, inventar uma história, puxar de uma varinha de condão,
puxar de uma pistola de água
e encharcar o chão, de sonhos e invenções,
de obras e intenções, verdadeiras,
que façam crescer o trigo e os tijolos,
a capacidade de ser e os miolos
que temos obrigação de alimentar
e ajudar a crescer.

quarta-feira, abril 28, 2004

Dei dois dias para recuperação
Como é possível que um partido político, que se diz democrático como o PP, não compareça na cerimónia no dia em que o Sr. Presidente da República condecorou a Drª Isabel do Carmo com a Ordem da Liberdade. Ela lutou por aquilo em que acreditava, antes e depois do 25 de Abril. A dita direita, também teve lutadores armados, com bombas e tudo, depois do 25 de Abril. Ainda conseguimos separar as ideias e os ideais, dos interesses pessoais. Hoje, muitos anos depois, a Drª Isabel do Carmo, ilustre Endocrinologista, dá aulas na Universidade. Outros, do outro lado, dão pontapés em equipamentos nos campos de futebol.

domingo, abril 25, 2004

Abril 1974
Mesmo que nos últimos 30 anos tenha ficado algumas vezes asfixiado, naquele dia respirei profundamente.

quinta-feira, abril 22, 2004

Não vou escrever mais nada de importante. O processo Casa Pia voltou ao ataque. Bibi ataca de novo. Agora é o Vìctor de Sousa. Outros irão aparecer. Este país está de rastos. O processo do futebol, continua. Juntam-se os dois e o povo nem se lembra que há eleições europeias em Junho. E aí, há que tomar decisões importantes.

terça-feira, abril 20, 2004

Corrupção no Futebol em Portugal
Será que é só nos escalões secundários?
Será que esta investigação fica por aqui?
Será que a justiça funciona em Portugal?
Será que isto é para tramar o Euro 2004?
Será que nos querem mandar poeira para os olhos?
Será que fomos contagiados pela estupidez?

domingo, abril 18, 2004

E agora, a esperança
É de facto, a última coisa que nos resta. Importante, também, é caminhar na vertical.
Podem os deuses, todos, ficar a dormir. Nós, os homens, temos de saber continuar a caminhar.
Seguir natural e eficazmente, imaginem que, em frente.
É ali mesmo, que se vislumbra o horizonte.

sábado, abril 17, 2004

PORTUGAL, Abril 2004
Estou cá, vou abrir os olhos e ver.

quarta-feira, abril 14, 2004

Vou de férias, e não só, ao país onde a loucura parece ter-se instalado. Não se pode "fugir" para Angola. Há anos, 84, 85, 87, 91, 92, tínhamos a TPA, e a informação que podíamos ter. Agora são muitos canais e o mundo todo chega cá dentro. Na hora. Por mais que uma pessoa se queira concentrar nos problemas do seu país de acolhimento, não consegue desligar-se dos problemas do seu próprio país. É a RTP e a SIC internacional, a TVGlobo, a CNN, a BBC, a SICnotícias etc. O mundo cai-nos em cima todos os dias. Vou visitar o Portugal real. Quer queira, quer não. O desemprego continua a aumentar. Fecham empresas todos os meses. Morrem pessoas com anestesias nos hospitais. São violadas crianças de Norte a Sul do país. Pais matam filhas. Tios matam sobrinhas. O stress é total. A Assembleia da República, discute o problema de mais ou menos três dias de férias para os trabalhadores assíduos. Estamos a poucos dias dos 30 anos do 25 de Abril. Um dos dias mais felizes da minha vida. Pela esperança. Pelo sonho. Pelo acreditar sinceramente na mudança. Por ter condicionado a minha vida a isso mesmo. À mudança. Tenho mesmo que ir lá ver. Podem crer que eu, que nunca quiz de lá saír, nos momentos mais difíceis, se estiver como parece, saio. Saio mesmo.

sexta-feira, abril 09, 2004

Sexta-feira maior
Perdoa-nos Senhor, porque continuamos a crucificar-te todos dias, com a cegueira que nos veste,com o egoísmo que nos caracteriza, com a enorme capacidade de destruição que nos leva ao vazio, ao deserto e à morte das ideias de construção de um Universo de Amor, onde a tua mensagem faria sempre sentido.

terça-feira, abril 06, 2004

Frases das Barrocas
Aqui misturam-se pessoas, lixeiras, a escola nº 410, uma igreja Baptista, caminhos de fazer inveja aos todo-o-terreno, muitos caprinos, alguns cães resistentes e muitas frases escritas por, e, em todo o lado:
Num muro, tosco, de cimento nascido no meio de uma lixeira,
" Por favor, não cagar aqui. Adão ". Parece-me óbvio, que o Sr. Adão é o proprietário.
Numa casa, mais à frente,
" Tira-se fotografia a preto e branco e clorido ". Sendo o "clorido", escrito a côres.

segunda-feira, abril 05, 2004

Janelas abertas
No Sul de Angola, na Província do Namibe ( a cidade do Namibe é a antiga Moçâmedes ), descobri ao ver na televisão( TPA ), que existem pequenos comércios a que chamam " Janelas Abertas ". Para além da poética do nome, ao ver as imagens percebi a razão de ser de tal designação. Assim, um cidadão consegue algum dinheiro, normalmente pouco, desloca-se a outra província melhor abastecida de bens essenciais, compra alguns produtos, que sabe por experiência própria que serão totalmente vendidos e, pronto. Abre uma janela no quintal e o negócio é garantido. A distribuição alimentar é importante para a sobrevivência das populaçóes. Aquelas janelas, só vendem produtos essenciais.

domingo, abril 04, 2004

Chegaram os bloqueadores amarelos
Chegaram a Luanda os famosos bloqueadores de rodas para os carros mal estacionados. São amarelos, com o símbolo da Polícia Nacional e encharcaram Luanda. Dada a tradicional indisciplina dos condutores desta maravilhosa cidade, são bem vindos estes bloqueadores.
A Paz, finalmente a Paz
Faz hoje dois anos que a paz foi acordada em Angola entre as duas partes em conflito. Assinada por militares, que resolveram oferecer o maior dos bens ao seu povo: a paz, como sinónimo de desenvolvimento e crescimento. Foi a 4 de Abril de 2002, que Angola nasceu outra vez. A paz continua. Parabéns Angola.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?