<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 29, 2004

Fátima, terra de fé
e também de ecumenismo. E também do espírito do Vaticano II, que o decretou. Quando hoje de manhã me quiseram convencer, que o Papa e o Vaticano iam correr com o Bispo de Leiria e com o Reitor do Santuário, porque tinham ali recebido o Dalai Lama e um Sacerdote Hindu, disse com a maior das calmas e de revolta: - Só se o Papa ficou senil de vez. O que não acredito.
Tinha razão. Afinal, as seitas conservadoras, oriundas do Canadá e dos Estados Unidos da América continuam a ter força, dinheiro e poder para influenciarem a opinião pública através dos meios de comunicação social. E os nossos mais fracos, que apesar da miséria material e de espírito, que infelizmente são tantos, acreditam cegamente em tudo o que lhes dizem, porque vem no jornal.
Dão-lhes cobertura e continuam a votar e a defender os que só querem uma base de apoio para a manutenção do poder e dos privilégios.
Mas o Deus de todo o Universo e de todos os Homens, está necessáriamente atento a todos os movimentos de loucura que acontecem dia a dia.

sexta-feira, setembro 24, 2004

As carreiras e os carreiros:
Conheço pessoas, aliás excelentes profissionais, que sempre optaram pela construção de carreiras. Planificadas ao milímetro. Se necessário, com pés bem assentes no chão e nas costas de outros mais ou menos distraídos.
Preferi sempre, seguir por caminhos diferentes. Como aliás, quando o meu pai se zangava comigo, ao tentar convencer-me que a Matemática seria mais fácil e mais útil para mim se seguisse os passos que ele conhecia tão bem. Sempre consegui lá chegar, por caminhos diferentes. Foi sempre assim na minha vida.
Escolhi sempre os carreiros, as picadas, as veredas, que por mais difíceis, nos enchem do prazer da descoberta e nos levam a contemplar os vales, as montanhas, os planaltos ou planícies imensos e a grandeza infinita da proximidade dos oceanos que nunca se encontram ao pé das estradas principais.
Hoje, sou feliz, pela possibilidade de poder ter escolhido os mais diversos caminhos. Em toda a minha vida.

quinta-feira, setembro 23, 2004

Hoje, poderiam ser estes os títulos de alguns meios de comunicação social:
" Cardona assegura estabilidade na C.G.D."
" Bagão Félix ao assalto da classe média. O perfil do Robin dos Bosques do séc. XXI."
" Pedro S. Lopes, corta o cabelo em Nova York."
" Pedro Bicudo, correspondente da RTP nos EUA, já não diz pêra em vez de para."
" Indústria Têxtil portuguesa, assina contrato de fornecimento de gravatas côr-de-rosa com o actual Governo português"
" P.R., será informado pelo P.M. da resolução sobre a permanência da GNR no Iraque, em data a designar."
" Alunos desempregados, voluntários para colaborarem na elaboração das listas manuais de colocação de professores."
" Deus, farto de promessas, abandona Portugal à sua sorte."

segunda-feira, setembro 20, 2004

A vitória da vontade e da capacidade de se ultrapassar a si mesmo
É, para mim, a síntese do que representam os Jogos Paralímpicos.
Portugal está, em Atenas, muito bem representado. Hoje, já cá canta uma medalha de prata. Outras virão. Que Deus os acompanhe.

sábado, setembro 18, 2004

Este blog ficou anestesiado,
adormecido, preocupado com a Comunicação ao País do Sr. Ministro das Finanças há alguns dias. Amarrado pelas correntes contidas nas suas palavras, melhor aínda, pelo peso das suas ideias e intenções, esperei ansiosamente pela entrevista que o Dr. Bagão Félix deu na 5ª feira á RTP. Levei, só, mais alguns murros no estômago. Percebi perfeitamente a sua mensagem:
Parem de sonhar, parem de viver, parem de respirar.
A maioria dos cidadãos deste pobre país não tem direitos. Só deveres e dívidas.
Se o seu problema é a imensa despesa dos orgãos do estado, reduzam-na. Eu sei, que o estado somos todos nós. Só que a maioria de nós náo tem culpa, de que alguns não queiram contribuir para o bem estar de todos. E de que alguns, instalados nas cadeiras do poder, das mais variadas formas e tamanhos, as queiram em pele, de estilo e com GPS.

domingo, setembro 12, 2004

Tenho sede de histórias para contar
Para isso, preciso de saír por aí. Ver as coisas todas, mesmos sem óculos ou binóculos, ou microscópios de descodificação. Perceber que estou num país da ponta ocidental da Europa. Frente ao mar. Estou num sítio de onde podemos, se quisermos, partir para qualquer lugar do mundo. Podemos sempre partir. De barco, de jangada, de gaivota ou noutra geringonça qualquer. O importante é estarmos num sítio de partir. Mesmo sem estar classificado como tal. É bom saber que estamos sediados em sítios que dispensam passaportes, vistos e vacinas obrigatórias. É bom saber que, se quisermos, podemos agarrar o mundo inteiro. Bocado a bocado e um de cada vez.

quarta-feira, setembro 08, 2004

Acabou o Portugal-Estónia
Não foi necessário entrar a menina descascada. 4-0, é um bom resultado.

Incrível jogo da Selecção
Estamos no minuto 69. Portugal tem 70% ou mais de posse de bola. Não sei o que se passa. Estamos a ver a repetição dos jogos com a Grécia. Uma equipa que ataca e até joga futebol, outra que se encaixa toda na defesa. Um árbitro assim assim, ou talvez seja. Parece que é Turco. Não sei como vai acabar. Talvez se entrar uma miúda toda nua, a coisa mude.

segunda-feira, setembro 06, 2004

Esta noite inventei uma serena madrugada
Bebi histórias, sonhei coisas, percorri caminhos sinuosos, que só eu posso vir a explorar.
Conquistei países inteiros de tamanhos imensos. Saltitei por aí de mundo em mundo. Respirei a noite toda devagar.
Finalmente adormeci, cansado, apesar da dôr e da revolta, de olhar o que se passa à minha volta. O cheiro que me ficou, foi o do mar.

domingo, setembro 05, 2004

Perdoa-lhes Senhor, porque não sabem o que fazem
Se é possível perdoar, aos que matam crianças pelas costas.
Se é possível perdoar, os erros cometidos dos dois lados.
Se é possível perdoar a cegueira, dos que pensam ter Deus a cometer crimes ao seu lado.
Se é possível perdoar, aos que não entendem a unidade de todo o universo de amor que nos rodeia.

quarta-feira, setembro 01, 2004

O Sr. Presidente da Républica apareceu
reuniu com o Primeiro Ministro não eleito e mais não disse sobre o barco, que devia estar em águas portuguesas e não está. O governo holandês, diz que Portugal tem o direito de não autorizar o barco a entrar em águas portuguesas.
A vergonha continua. Só que agora é extensiva a outro país da União Europeia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?